Blog Layout

Até que idade posso contratar ou transferir o seguro de vida?

Luis Cura • 6 de setembro de 2023

Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.

Contratar ou transferir seguro de vida: Idade tem influência no custo?


Tanto para contratar um seguro de vida, bem como para transferir o atual para uma nova seguradora, é preciso ter em conta a idade do cliente. 

Este é um fator determinante no que toca ao facto de as seguradoras poderem ou não aceitar a realização do contrato, e ainda no prémio a pagar. 

Por isso, a idade de um cliente pode ter influência no custo de um seguro de vida. E porquê? Na teoria, quanto mais idade tiver o tomador do seguro, mais risco associado a seguradora considera existir. Isto porque aumenta o risco de doenças, acidentes, lesões e morte. 

Ou seja, a lógica funciona: quanto mais velho for um cliente, mais vai pagar pelo seu seguro de vida. No entanto, a maior parte das seguradoras tem atualizado as apólices que oferecem, devido ao aumento da esperança média de vida, disponibilizando agora modalidades de seguros com garantias até aos 100 anos de idade. 

Porém, nestes casos, se pretender fazer ou transferir o seu seguro de vida, deve considerar que as seguradoras podem sugerir um prémio a pagar elevado ou até mesmo recusar. 

Mas existe alguma idade ideal para contratar/transferir um seguro de vida? Como calculam as seguradoras a qualificação do risco? 


Idade atuarial no seguro de vida: Como funciona?

 

Idealmente, para um seguro de vida, a idade não deve ultrapassar os 40 anos pois o custo será menor do que se a idade superar os 55 anos. 

Isto porque, para qualificar o risco de um cliente num seguro de vida, as seguradoras têm em conta a idade atuarial. 

A idade atuarial considera a data de aniversário mais próxima ao momento em que vai ser assinado o contrato. A data tanto pode coincidir com a sua idade real, como com a idade que irá realizar. 

Ou seja: Imaginando que efetuou 54 anos de idade no dia 23 de abril de 2023, e está a contratar o seguro a 1 de junho de 2023. A sua idade atuarial é 54 anos, uma vez que a sua data de aniversário se encontra mais perto do momento em que vai assinar o contrato. 

Mas considerando que faria anos a 23 de julho de 2023, ao contratar agora o seguro de vida, a sua idade atuarial já seria 55 anos. E, aí, a seguradora já consideraria haver maior risco associado e podia propor um prémio a pagar pela apólice mais elevado. Uma vez que este intervalo, por norma, faz diferença para as seguradoras, como veremos de seguida. 


Qual o impacto da idade atuarial no seguro de vida? 


Para as seguradoras, existem intervalos de idade que fazem diferença, mesmo que sejam apenas poucos meses a marcar o intervalo. Varia consoante cada entidade, mas, por norma, os limites mais marcantes são: 40, 50 e 55 anos de idade. Estas idades definem um tipo de risco, para outro. 

E é tão certo quanto um cliente ter 39 anos e poder pagar, significativamente, menos pelo prémio do seguro de vida do que um cliente com 40 anos. O mesmo acontece entre os 49 anos para os 50 e entre os 54 anos para os 55. Os números limitados fazem com que um cliente seja de menor ou maior risco. 

Por isso, caso queira contratar ou transferir o seu seguro de vida e se encontra antes dos intervalos delimitados, está na hora de o fazer. Porque quanto mais deixar passar, provavelmente, mais terá de pagar pelo seguro. Nestes casos, é sempre importante avançarmos o quanto antes. 






📩 Se quiser saber mais contacte-nos, nós explicamos.



Fale com um dos nossos consultores e encontre o imóvel certo para si.



Deixe aqui a sua critica à sua experiência com a LCC - Luis Cura Consulting


Luis Cura

Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário


+351 915 137 858

«Chamada para rede móvel nacional»
lc@luiscura.com

luis.cura@century21.pt



#luiscuraconsulting #century21arquitectos #imoveis #investimentoimobiliario #proprietarios #arrendamentoacessivel #construcao #rendas #inquilinos #nomadas #nomadasdigitais


Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Um avião está voando no céu entre dois prédios altos.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Dos 749 milhões de euros investidos até junho, quase 500 milhões foram transacionados no 2º trimestre.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e telhados.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Descidas em rendibilidade não se verificaram, mesmo considerando a implementação do teto de 2% à atualização das rendas em 2023.
Mais Posts
Share by: