Governo reconhece que Habitação é uma prioridade - destaca Helena Roseta

Luis Cura • 4 de janeiro de 2023

A ex-deputada e arquitecta Helena Roseta considerou hoje que o Governo assumiu que a Habitação “é uma prioridade” com a criação do seu próprio ministério, a primeira vez que não está englobado noutro desde o 25 de Abril.

A ex-deputada e arquitecta Helena Roseta considerou hoje que o Governo assumiu que a Habitação “é uma prioridade” com a criação do seu próprio ministério, a primeira vez que não está englobado noutro desde o 25 de Abril.


“Nunca existiu desde o 25 de Abril. Existiu várias vezes Ministério da Habitação ligado a outros sectores, mas, nos 49 anos que a gente leva [de democracia], só em 11 desses anos é que houve um ministério que tinha habitação no título. É a primeira vez que é só Ministério da Habitação, portanto, isto é um sinal claro, pelo menos em termos de orgânica, que a habitação é de facto uma prioridade”, disse Helena Roseta em declarações à Lusa.


A autora da primeira Lei de Bases da Habitação em Portugal, aprovada em 2019 na Assembleia da República, salientou também a importância de a Habitação ter, enquanto sector, “uma mulher à frente”, pertencendo também ao Conselho de Ministros.

Em relação à ascensão de Mariana Gonçalves, que passou de secretária de Estado a ministra da Habitação, Helena Roseta referiu que “fez um bom trabalho” anteriormente, apesar de não ser uma pessoa “com conhecimento do sector”.


“Tem vindo, de facto, a interagir bastante com os problemas do sector e tem uma responsabilidade enorme em cima dela. Conseguiu um apoio muito grande de financiamento para habitação no PRR. Eu queria desejar que tenha um bom mandato e que deixe uma marca forte neste Ministério”, sublinhou.


Helena Roseta salientou também que as questões da habitação “não são só financiamento”, lembrando que a lei de bases aprovada no parlamento refere os quatro instrumentos da política pública: “investimento, fiscalidade compatível com os objectivos da habitação, subsidiação a nível social e regulação do sector da habitação”.


“Ora nestas quatro componentes temos condições para um grande investimento na política pública de habitação, ou seja, aumentarmos o parque habitacional público. Mas temos que ter consciência que, quando um país tem pouco mais de 100.000 habitações públicas e pretende dar resposta, só a habitação pública não vai chegar”, disse.


A responsável pela criação do Programa Bairros Saudáveis reconheceu também que, ao contrário do que acontecia antes do 25 de Abril, altura em que faltavam casas para as famílias e o objectivo “era construir”, hoje em dia o objetivo é “recuperar e dar uma ocupação condigna às casas.


“Segundo o último censo, há mais de 700 mil casas vazias em todo o país. Se não tivermos uma política apropriada para esta quantidade de casas que não estão a desempenhar a sua função por razões várias, nós não vamos conseguir dar resposta às necessidades das pessoas, porque não basta construir habitação pública. O dinheiro do PRR é muito, mas a habitação é muito cara e não podemos pensar que o Estado vai pagar casas” frisou.


Quanto à agora ministra, Helena Roseta considerou ter “uma expectativa alta”, mas consciente “que a responsabilidade é muito grande”, salientando que terá de ter o apoio de toda a sociedade civil e que, como cidadã, está “disponível para apoiar as políticas”.

Helena Roseta lembrou ainda o papel “muito importante” dos municípios e das assembleias municipais, “que deviam ser chamadas a ter um papel mais activo” em todo o processo.

Lusa/DI




Fale com um dos nossos consultores e encontre o imóvel certo para si.



LCC - Luís
 Cura Consulting


Luis Cura

Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário


lc@luiscura.com


Century21 Arquitectos

luis.cura@century21.pt

tlm 915137858


#luiscuraconsulting  #century21arquitectos  #imoveis  #investimentoimobiliario #proprietarios #arrendamentoacessivel #construcao #rendas #inquilinos


Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts