Preços das casas subiram 10,1% em Lisboa e 17,4% no Porto
Apesar dos aumentos robustos, Lisboa e Porto estão entre os concelhos das suas áreas metropolitanas onde os preços menos sobem.

No último ano, os preços de venda das casas em Portugal registaram uma subida homóloga de 10,1% em Lisboa e de 17,4% no Porto, mostra o Índice de Preços Residenciais referente ao 3º trimestre de 2022, da Confidencial Imobiliário. Face ao trimestre anterior, os preços registaram subidas de 2,1% em Lisboa e de 1,7% no Porto.
A subida de 10,1% registada em Lisboa representa uma estabilização do ritmo de valorização, e compara com os cerca de 10% do trimestre anterior. Já no Porto, regista-se um novo abrandamento face ao trimestre anterior, quando a variação homóloga se fixou nos 19,6%.
Lisboa e Porto registam valorizações fortes dos preços e são os mercados mais caros das respetivas regiões, mas são também os concelhos das áreas metropolitanas com menor ritmo de subida dos preços. Segundo a Confidencial Imobiliário, na Área Metropolitana de Lisboa só o Montijo valorizou menos que Lisboa no 3º trimestre, numa subida homóloga de 9%. Na Área Metropolitana do Porto, Valongo e Gondomar foram também as únicas a valorizar menos que a Invicta, e registaram subidas de 13% e 16%.
Lisboa tem hoje um preço médio de venda de 4.265 euros/m², o mais caro da região. A média das transações na AML fica 35% abaixo deste valor, nos 2.753 euros/ m².
Já no Porto, o preço médio fixa-se nos 3.001 euros/ m², com a média da AMP a fixar-se nos 2.087 euros/ m², 30% abaixo da Invicta.
FONTE: publico
Fale com um dos nossos consultores e encontre o imóvel certo para si.
Luis Cura
Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário
Century21 Arquitectos
tlm 915137858
#luiscuraconsulting #century21arquitectos #imoveis #investimentoimobiliario #proprietarios #arrendamentoacessivel #construcao #rendas #inquilinos