Construção e imobiliário a crescer: há mais empresas novas em 2022

Luis Cura • 16 de novembro de 2022

Dada a dinâmica do imobiliário e construção em Portugal, há novas empresas a nascer em 2022. E insolvências a recuar.

O setor da construção e imobiliário vive um bom momento em 2022, apesar dos vários constrangimentos que sente devido à subida dos preços dos materiais, da energia, dos custos com a mão de obra e das taxas juro em alta. Até outubro deste ano, o número de empresas cresceu, quer no ramo da construção (+8,2%), quer nas atividades imobiliárias (+13%), face ao mesmo período do ano passado. Já as insolvências caíram na construção entre estes dois momentos.


Observou-se até setembro uma evolução “globalmente positiva” dos principais indicadores de atividade da fileira da da construção e do imobiliário, anunciou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) no passado dia novembro de 2022. E prova disso é a criação de empresas em ambos os setores em 2022.


Em Portugal, foram constituídas um total de 40.529 novas empresas desde o início do ano até 31 de outubro em todos os setores de atividade, um registo 16% superior ao do ano passado, de acordo com o mais recente barómetro da Informa D&B. E quase 9 mil destas novas empresas operam no mercado imobiliário:


  • Atividades imobiliárias: foram criadas um total de 4.540 empresas no ramo do imobiliário, mais 13% do que no mesmo período de 2021 e mais 18% do que antes da pandemia, em 2019;
  • Construção: foram constituídas um total de 4.438 empresas nos primeiros 10 meses de 2022. Isto quer dizer que, hoje, há mais 8,2% empresas no ramo da construção do que havia no ano passado.


A dinâmica do imobiliário e da construção em Portugal é tal que o número de trabalhadores contratados e os salários médios brutos subiram mais de 5% no trimestre terminado em setembro de 2022 face ao mesmo período do ano passado, segundo apontou o Instituto Nacional de Estatística (INE) na semana passada.


  • No imobiliário, a remuneração bruta por trabalhador fixou-se em 1.199 euros mensais no trimestre terminado em setembro, mais 5,8% que no ano anterior.
  • Na construção, os salários dos trabalhadores subiram 5,2% entre estes dois momentos para 1.076 euros brutos mensais.


No que diz respeito à constituição de novas empresas em Portugal, há outros setores que se destacaram pela positiva em 2022, como é o caso dos transportes. Mas houve outro que se destacou pela negativa: o retalho. Entre 2021 e 2022, houve uma queda no número de empresas a nascer no segmento do retalho entre 10% a 15%, apontam os dados da Informa D&B e da Iberinform.


A nível nacional, foi no distrito Lisboa onde se registou maior aumento de novas empresas neste período em todos os setores económicos, seguido do Porto e Faro, apontam os documentos.


Insolvências na construção descem em 2022


Apesar da alta inflação que se faz sentir em Portugal (10,1% em outubro) que tem travado o consumo, e de todos os outros constrangimentos que se vivem no mercado, as empresas a nível nacional dão sinais de que se têm sabido reinventar-se para superar os desafios, já que o número de novos processos de insolvência caiu 19% entre os primeiros dez meses de 2022 e o período homólogo, aponta o barómetro da Informa D&B. Até 31 outubros registaram-se 1.353 novos processos de insolvência, destaca ainda.

“Esta descida nos novos processos de insolvências é transversal à maioria dos setores de atividade, com exceção dos transportes, agricultura e outros recursos naturais e atividades imobiliárias, que registam aumentos, embora muito pouco expressivos”, lê-se no comunicado da Informa D&B enviado às redações.


Também a Iberinform destaca que houve uma queda no número de insolvências a nível nacional na ordem dos 14,8%, registando-se um valor global de 3.325 insolvências até outubro (menos 579). E entre os setores onde o número de encerramentos empresariais caiu está a construção e obras públicas (-17,1%), além do comércio a retalho (-9,3%). Por outro lado, neste período só se observou um aumento de insolvências no setor da eletricidade, gás e água (+27,3%), num momento em que o país sente os custos da energia a aumentar e um período de seca em algumas regiões do país, como o Alentejo e Algarve.


Os distritos de Lisboa e do Porto são os que apresentam o número total deinsolvências mais elevado: 891 em Lisboa e 756 no Porto. Já face a 2021, regista-se uma redução de 0,7% na capital e de 22,1% na cidade invicta. No total dos distritos e regiões autónomas nacionais, no global de 2022, há diminuição de insolvências em territórios como Portalegre (-37%), Braga (-30,1%) ou Madeira (-29%), por exemplo.



Fale com um dos nossos consultores e encontre o imóvel certo para si.



LCC - Luís
 Cura Consulting


Luis Cura

Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário


lc@luiscura.com


Century21 Arquitectos

luis.cura@century21.pt

tlm 915137858


#luiscuraconsulting  #century21arquitectos  #imoveis  #investimentoimobiliario #proprietarios #arrendamentoacessivel #construcao #rendas #inquilinos


Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts