Blog Layout

Imobiliário. Investimento nas ARUs do Porto cresce para 322 milhões

Luis Cura • 22 de novembro de 2022

A compra de imóveis residenciais absorveu a maioria do montante investido no primeiro semestre na cidade. Zona oriental ganhou relevo.

O investimento imobiliário nas nove Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) do Porto atingiu os 322,1 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 34% face aos 240,9 milhões alcançados nos seis meses anteriores. A grande fatia foi aplicada em imóveis residenciais.


Nos primeiros seis meses deste ano, foram concretizadas 1140 transações, um aumento de 33% face ao semestre anterior, avança esta terça-feira a Confidencial Imobiliária.


De acordo com a consultora especializada no setor imobiliário, a maioria do investimento foi aplicado na aquisição de casas, ou seja, 169,9 milhões de euros ou 53% do total investido.


A aquisição de prédios representou 33% da atividade, num total de 107,2 milhões. Os imóveis de retalho pesaram 12% ou 37,1 milhões, ficando os restantes 7,9 milhões (2%) alocados à aquisição de imobiliário de serviços.


Centro histórico absorve 44% do investimento


A Baixa e Centro Histórico agregaram 44% do valor transacionado neste primeiro semestre, registando um investimento de 141,8 milhões, mais 28% do que os 111,1 milhões movimentados no seis meses precedentes. Esta ARU somou 370 operações, o equivalente a 33% do total.


Campanhã foi o segundo destino com maior volume de investimento, captando 42,7 milhões, que geraram 225 operações. Na zona oriental da cidade, a Corujeira garantiu mais do dobro do valor aplicado em imobiliário entre os dois semestres, de 3,9 milhões para 10,4 milhões (3% do total).

A Corujeira aproximou-se, assim, da atividade nas ARUS de Lordelo do Ouro (quota de 4%) e Massarelos (de 5%), onde o investimento ascendeu a 14 milhões e 16,8 milhões, respetivamente. Em Lordelo do Ouro, este volume representou um aumento semestral de 62% e em Massarelos de 42%.


No Bonfim, o investimento ascendeu a 26,7 milhões, duplicando face aos 13,1 milhões (8% do total) dos últimos seis meses de 2021.

A Foz Velha atraiu 31,8 milhões, montante que representa 10% do total investido nas áreas de reabilitação urbana e que aumentou 82% face ao semestre anterior.

Só na Lapa é que o montante investido registou uma quebra semestral de 11% para 37,9 milhões.

FONTE: dinheirovivo.pt



Fale com um dos nossos consultores e encontre o imóvel certo para si.



LCC - Luís
 Cura Consulting


Luis Cura

Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário


lc@luiscura.com


Century21 Arquitectos

luis.cura@century21.pt

tlm 915137858


#luiscuraconsulting  #century21arquitectos  #imoveis  #investimentoimobiliario #proprietarios #arrendamentoacessivel #construcao #rendas #inquilinos



Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts
Share by: