O imobiliário e a reabilitação de edifícios devem incluir a economia circular e a sustentabilidade

Luis Cura • 1 de fevereiro de 2023

Reabilitação do parque imobiliário habitacional é o grande desafio dos próximos anos para o setor da construção.

Não obstante o setor imobiliário se encontrar com elevado grau de dinamismo, a construção tem, nos próximos anos, o grande desafio da década. O parque imobiliário habitacional encontra-se com um grau de obsolescência elevado e pouco eficiente do ponto de vista energético, sendo por isso, a sua reabilitação, um dos grandes desafios do setor da construção, nos próximos anos.

 

Com a renovação do parque imobiliário existente, além do aumento da vida útil dos edifícios e o atraso na sua demolição, irá potenciar-se uma melhor habitabilidade e utilização, com o consequente aumento do conforto, e, não menos importante, um ambiente generalizado mais saudável. Uma das iniciativas estratégicas do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) para o intervalo 2022-2025 é a "Economia Circular e Sustentabilidade na Construção e Imobiliário", explica o presidente do Conselho Diretivo do IMPIC, Fernando Batista. O Instituto tem estado envolvido em várias iniciativas ligadas a este tema, desde a participação no Acordo Circular para a Construção, até à participação na revisão de diretivas e regulamentos que, de uma forma ou outra, tenham impacto nos setores da construção e do imobiliário.

 

Transição para a economia circular


É comummente sabido que a transição para uma economia circular é uma das ambições da União Europeia (UE), sendo uma prioridade a minimização da utilização de recursos, a durabilidade dos materiais e produtos e a (re)utilização dos resíduos gerados de modo que sejam incorporados de volta na economia. A atividade da construção contribui para cerca de metade dos recursos consumidos na UE, pelo que os edifícios assumem um papel determinante na circularidade da economia. Por isso, a melhoria na sustentabilidade do setor da construção é fundamental para a mitigação das alterações climáticas e escassez de recursos.

 

O Acordo Verde Europeu procura melhorar a sustentabilidade neste setor, sobretudo em dois vetores: 1) através do reforço da legislação relacionada com a eficiência energética e o desempenho energético dos edifícios; 2) através da promoção da eficiência energética junto do utilizador final no contexto residencial. Se dúvidas não subsistem que os novos edifícios precisam de ser neutros em carbono, não é menos verdade que os edifícios existentes precisam de ser melhorados.

 

Aumentar a esperança de vida dos edifícios


Efetivamente, todos os edifícios precisam de ser renovados regularmente para abordar questões de conforto, segurança ou manutenção e, na prática, quer a renovação energética quer a não energética ocorrem frequentemente em conjunto, e, ainda que requeiram materiais com geração de emissões de CO2, também promovem a redução dessas emissões após renovação. O aumento da esperança de vida dos edifícios é traduzido numa menor procura de novas construções, as quais são utilizadoras intensivas de materiais e de emissão de gases com efeitos de estufa (GEE).

 

O investimento em materiais duradouros é mais intensivo em emissão de GEE durante a sua produção do que os materiais tradicionais. Aquando da renovação, a substituição de materiais de curta duração por materiais mais duradouros aumentará, ainda mais, a vida útil dos edifícios. Por outro lado, nas novas construções, a sua utilização significa que a necessidade de renovação será menos frequente no futuro. Com o aumento da reciclagem dos materiais reduz-se a necessidade de novos materiais que obrigam à extração de recursos naturais.

 

A proposta da Comissão Europeia de revisão do Regulamento dos Produtos de Construção criará um quadro harmonizado em que os novos requisitos para a conceção e o fabrico de produtos de construção de nova geração os tornarão mais duráveis, reparáveis, recicláveis e também fáceis de reutilizar.

FONTE: negocios



Fale com um dos nossos consultores e encontre o imóvel certo para si.



LCC - Luís
 Cura Consulting


Luis Cura

Ajudo Pessoas, sou consultor imobiliário


lc@luiscura.com


Century21 Arquitectos

luis.cura@century21.pt

tlm 915137858


#luiscuraconsulting  #century21arquitectos  #imoveis  #investimentoimobiliario #proprietarios #arrendamentoacessivel #construcao #rendas #inquilinos


Por Luis Cura 8 de abril de 2025
O que é o Build to Rent?
Um grupo de trabalhadores da construção civil está sentado à mesa olhando para uma planta baixa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona.
Uma pessoa está colocando moedas em uma pilha de moedas ao lado de uma casa de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
A taxa de juro que escolhe no seu crédito habitação tem impacto direto no valor que vai pagar de prestação mensal. Pode decidir entre uma taxa fixa, variável ou mista. Mas o que significa cada conceito, como funciona e como impacta o crédito?
Um homem de terno e gravata está cobrindo um recorte de papel de uma família, um carro e uma casa.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Vai contratar um seguro de vida numa idade mais avançada? Ou pretende transferir o seu seguro de vida para uma nova seguradora a meio do contrato? Explicamos neste artigo qual a influência que a idade pode ter no custo de um seguro de vida.
Uma pessoa está segurando um guarda-chuva vermelho sobre três figuras de madeira.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Ao contratar um crédito habitação, depara-se com a exigência de subscrever também um seguro de vida. Mas, afinal, porque é necessário associar este seguro ao crédito e como funciona este produto?
Um homem de terno e gravata está cobrindo uma casa e um carro com as mãos.
Por Luis Cura 6 de setembro de 2023
Quer contratar um seguro multirriscos, ou deparou-se com a exigência desta contratação no processo de crédito habitação? Saiba como funciona o seguro que protege o imóvel, neste artigo.
Uma rua estreita com prédios em ambos os lados
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Comprar casa na rua mais exclusiva custa 4 milhões. Top 10 é liderado por ruas situadas no distrito de Lisboa, diz idealista.
Um homem e uma mulher estão se abraçando em frente a uma pilha de caixas de papelão.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem só pode ser exercida por empresas licenciadas pelo IMT.
Um homem de terno está sentado à mesa em uma sala de conferências.
Por Luis Cura 23 de agosto de 2023
Mais Habitação tem contribuído para gerar desconfiança e insegurança entre quem investe, dizem players do setor. E aplaudem veto.
Uma vista aérea de uma cidade com muitos edifícios e árvores.
Por Luis Cura 22 de agosto de 2023
Marcelo Rebelo de Sousa considera que «em termos simples, não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez».
Mais Posts